Naturalmente Químico ou Naturalmente Natural?




Se eu usar alguma química no cabelo, estarei indo contra a minha essência ?
Quando se defende a pauta 'Não negue suas raízes, assuma sua identidade' quase sempre está incluso o tópico 'pare de usar química no cabelo' como uma reforço da sua identidade. Mas eu sempre me pergunto se realmente é um item obrigatório para que você possa assumir sua negritude 100%. 

'Não negue suas raízes, mostre sua identidade' - O processo de autoafirmação da sua raça é um pouco longo, não acordamos do dia para a noite e pronto, como um passe de mágica! Desde a aceitação da sua cor, passando pelos cabelos até o histórico de toda a luta dos seus antepassados. 




Mas o meu questionamento é: Estarei não 'assumindo a minha identidade' usando um cabelo liso ou utilizando algum tipo de química?

É um questionamento que talvez divida opiniões entre algumas pessoas, deixando claro que não defendo a 'ditadura do liso ou cacheado' mas defendo o 'seja feliz da forma que quiser'.

Tenho dois pontos de vistas:
1- É na natureza da pessoa querer mudar sempre, ter cachos, cabelo crespos, usar tranças...e até mesmo alisar se for da vontade da pessoa, eu sinceramente não vejo o menor problema, não estarei sendo 'menos negra' por querer alisar ou passar algum tipo de química no cabelo.

2 - Existe o caso da pessoa simplesmente não saber lidar com seu cabelo crespo ou cachos, e achar mais prático alisar ou dar permanente então opta por um desses processos químicos.

Resumindo

Pessoas maravilhosas não julguem a pessoa pelo tipo de processo químico que ela faz no cabelo. Uma alisada pode sim, abraçar mais a sua raça, sua história e seus antepassados do que uma crespa natural, entende? É um assunto meio complicado na minha cabeça isso, pois já presenciei muitos julgamentos referente a isso e não acho justo.

Gostaria realmente de saber o que vocês acham sobre isso.

O post ficou meio que um desabafo né? hahaha
Mas esse era um assunto que eu já estava martelando na minha cabeça há muito tempo, resolvi expor agora :)
Lembrando que não estou defendendo lado nenhum, apenas colocando em pauta um assunto que já me questionei diversas vezes.

Beijo beeeijo ♥
Pretinha.

10 comentários:

  1. Oi, Preta! Eu concordo com o seu ponto de vista. Acho incrível cacheadas se assumindo como são, e se libertando pra se sentir bem, mas caso exista cacheadas que alisaram seus cabelos em busca de praticidade ou simplesmente porque acham mais bonito, acho maravilhoso também, porque elas mostram coragem de inovar da forma delas. Acho que todas as formas de segurança, de se sentir bem consigo mesmo são válidas. Eu mesma, já pensei em alisar o cabelo inúmeras vezes, e as pessoas da internet, passando por transição, cortando os cabelos, me incentivaram a me aceitar e hoje já não penso em alisar. Sou eternamente grata por isso, mas se eu realmente quisesse meu cabelo liso, não acho que eu teria problemas em alisar.

    Super beijo!
    www.meianoiteequinze.com.br
    www.youtube.com/ferzucolotto

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc...acredito que a pessoa seja negra lisa ou crespa...o fato dela defender sua identidade eh o mais importante! Alisei meu cabelo durante 7 anos...voltei a meus cachos,por ora n penso em alisar...mas posso mudar de idéia e isso n implica em eu estar escondendo minha identidade! Quero ser feliz do jeito que eu achar certo...seja careca,lisa,alisada,crespa :*

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc...acredito que a pessoa seja negra lisa ou crespa...o fato dela defender sua identidade eh o mais importante! Alisei meu cabelo durante 7 anos...voltei a meus cachos,por ora n penso em alisar...mas posso mudar de idéia e isso n implica em eu estar escondendo minha identidade! Quero ser feliz do jeito que eu achar certo...seja careca,lisa,alisada,crespa :*

    ResponderExcluir
  4. Eu já pensei muito nisso também e cheguei a conclusão de que em mim eu não quero usar química nenhuma. Não por estar negando essência e tal, mas porque não fica bom mesmo, nunca ficou, e cada vez que eu olho minhas fotos antigas ou alguém que relaxa só a raiz, tenho mais certeza disso. Naturalmente natural é mais bonito (o meu) mas todo mundo é livre pra fazer o que quiser <3

    ResponderExcluir
  5. Preta, meu cabelo era cacheado, e acho incrivel quem tem essa coragem e esse amor pelos cachos e se assume mesmo! Eu nunca me senti bem com meu cabelo e encontrei no alisamento, a minha real identidade, minha personalidade e isso não me faz mais ou menos admiradora da minha raiz. Vai de cada um, e no fim das contas, acho que o que realmente importa é se sentir bem e feliz do jeito que é ou escolheu ser.

    ResponderExcluir
  6. Oii preta eu tbm já alizei várias vezes mas no fim eu voltei com meus cachos, mesmo as pessoas falando que eu fico mais bonita de cabelo lizo,mas eu me sinto muito mais linda assim com meus cachos que agora estão vermelhos :-)
    Boa noite

    ResponderExcluir
  7. Oi Letícia,tudo bom?Vim pro indicação do #NaVeiadaNega e não poderia ter visto um post tão minha cara como esse.Tenho o cabelo alisado,inclusive já escrevi a história do meu cabelo em meu blog e sinto que sou um pouco "excluída" por não ter cabelo natural.Só que as pessoas não conhecem a minha história e me julgam.Sou ativista,defendo o nosso povo,valorizo demais a nossa beleza e alguns insistem em dizer que não tenho esse direito.Por que não?Só por conta do meu cabelo?
    Claro que sei que assumir o cabelo natural é um ato de resistência,que é importante e deve ser enaltecido o tempo todo.Assim como o uso do turbante.E serei menos preta por ter cabelo liso?Não!Conheço preta crespa loira,que usam lente e se dizem morena.E aí?Temos que desconstruir esse pensamento e deixar cada uma escolher o que a faz feliz mas nunca esquecendo de lutar pelos nosso povo.
    Adorei seu blog e desculpe o desabafo.
    Bjus

    A Negra e seus Tons

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua postagem! Tenho um cabelo naturalmente sem cachos, zero!!! Ele é um crespo com poucas ondas. Resultado da mistura de mãe de cabelo liso e pai de cabelo crespo. Mas o fato de eu ser negra faz muita gente mandar eu assumir minhas raízes emeus cachos. Mas eu nunca tive cachos. Já chegou ao ponto de algumas vezes eu ficar nervosa com as garotas desses movimentos de emponderamento da mulher negra. Eu não vou fazer um permanente afro para ter cachos!Com uma simples escova, que as vezes faço, curto meu cabelo é mais fácil que cachear meu cabelo, que seria necessário química! Acho que deve ter a necessidade de menos julgamento, mais aceitação das vontades das pessoas e da diversidade do negro e do seu tipo de cabelo. Nem todo crespo é cacheado! =)

    ResponderExcluir
  9. Bem assim, sábias palavras, ru decidi assumir o meu natural e estou sendo feliz

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente!!! Criei um InstaBlog chamado Negra Lisa, Sim!
    Acho que nenhum tipo de cabelo é melhor que o outro, somos negras sim e temos que ter o tipo de cabelo que melhor nos convém seja: careca, loira, lisa ou cacheada. Passem lá está bem legal.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Beijos